Engenheiro cearense que participou da concepção do capacete Elmo recebe reconhecimento nacional

Você deve ler

 

David Guabiraba durante um dos testes para desenvolvimento do dispositivo de respiração assistida, em 2020

A força-tarefa Elmo segue conquistando reconhecimento Brasil afora. Na última sexta-feira (22), o engenheiro clínico e um dos integrantes do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do dispositivo cearense, David Guabiraba, foi agraciado com o Prêmio João Pedroso 2021.

A iniciativa, realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), visa reconhecer profissionais que fizeram a diferença na área de Engenharia Clínica e apresentar a sua história para servir de exemplo a outros profissionais atuantes no segmento.

Guabiraba começou a contribuir com o projeto do capacete de respiração assistida desde março de 2020, quando o equipamento começou a ser concebido. De lá pra cá, foram diversos estudos, protótipos, testes e correções para que o dispositivo pudesse auxiliar no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus no País.

“Eu costumo classificar o Elmo como o fechamento de um longo aprendizado na minha trajetória de engenheiro clínico. Mesmo com a capacitação adquirida ao longo dos últimos anos, foi uma oportunidade de pesquisar e buscar mais conhecimento. Sou muito grato pelo convite de integrar o grupo e trato isso com muita responsabilidade”, relata.

Quatro categorias compuseram a premiação: Tecnólogo, Técnico, Apoiador e Engenheiro – esta vencida por Guabiraba. Ele concorria com outros 16 especialistas. Todos os agraciados foram escolhidos após indicação feita pelos colegas de profissão no site da ABEClin.

Criado em abril de 2020, o capacete Elmo surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda causada pela Covid-19

A cerimônia para anunciar os homenageados ocorreu dentro da programação virtual do I Congresso da Academia de Engenharia Clínica e Avaliação de Tecnologias em Saúde (CECATS 2021).

Durante o evento, o engenheiro cearense pôde, ainda, apresentar o trabalho científico “Capacete Elmo – Testes de usabilidade e validação dos resultados clínicos”. A produção, que detalha os métodos tecnológicos adotados para o desenvolvimento do equipamento, também foi premiada.

Elmo

O projeto é uma iniciativa conjunta entre as Universidades de Fortaleza (Unifor) e Federal do Ceará (UFC); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará); e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O capacete Elmo também conta com o apoio da Esmaltec e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Elon Nepomuceno – Ascom ESP/CE Texto
Tatiana Fortes/Ascom Casa Civil e Daniel Araújo/ESP Fotos

#CapaceteElmo #Esp #PrêmioJoãoPedroso2021 #Sesa

spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Nome

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
spot_img
PUBLICIDADES
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Anuncie a sua empre aqui

anuncie sua empresa aqui

Rádio

Rádio

Postagens Relacionadas

spot_img